Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

Fralda, fraldinha e fraldão ou cocô, cocozinho e cocozão!


 



Tá aí uma coisa que só rende mesmo é muito assunto!

Afinal, se tem coisa que não rende nada são as fraldas. Fralda é algo que se usa, usa e gasta. E gasta de novo! E põe gastar nisso.
Até eu me descobrir grávida o máximo contato com fraldas descartáveis era comprar algum eventual pacote para chá de fralda das poucas amigas que já tiveram filhos. E mesmo assim, sempre confiava na indicação da moça da farmácia e confesso que não reparava nem a marca.
Em compensação, marcas de absorventes eu conhecia todas, de todos os tipo (hehehe). Para falar a verdade eu achava que o espírito da coisa era o mesmo, só mudava o tamanho (sim, era um pensamento idiota, eu sei).
Mas o fato é que durante a gravidez um dos milhares de palpites conselhos que recebi foi sobre a tal da fralda.
E o que disseram? Que eu esquecesse as fraldas baratinhas porque o barato sai caro (jura?). Que fralda ruim vaza e suja toda a roupa, não rende, é desconfortável e por aí vai.
Mas é claro que eu não dei ouvidos, afinal “esse negócio de marca de fralda é um exagero, uma imposição da mídia incentivando o consumo desenfreado” e por aí vai.
Resolvi que faria o máximo de economia e comprei (pouco, ainda bem!) alguns pacotões de fraldinhas de marca duvidosa, tipo 100 unidades por R$ 20,00. Desastre total.
A minha sorte foi que ganhei tanto pacote de fralda nos meus chás (um feito por mim e outro feito na empresa do maridão) que a Alice chegou aos 9 meses sem que tivessémos comprado um pacote sequer. E ainda sobraram alguns para distribuir entre as amigas grávidas. Falo sobre o chá num outro dia, ok?

Mas resumindo, o que aprendi na prática é que USAR FRALDA RUIM É JOGAR DINHEIRO FORA!
Sim, é tudo verdade, elas vazam, sujam milhares de roupas e no meu caso que tive a Alice em pleno inverno era inviável mudar toda a roupa a cada troca de fralda. Isso sem contar que muitas vezes ela precisava tomar um rápido banho (de novo).
Outra coisa bem interessante é que dependendo da fase que o bebê está uma marca que antes não funcionava bem pode ganhar uma segunda chance.
Os tamanhos também variam um pouco em cada marca; o tamanho M de uma seria pouca coisa maior que o P de outra.
Sim, o mundo das fraldas & cocô é uma aventura radical com muitas variáveis.
Fiz um resumo baseado na minha experiência com diversas marcas de fraldas que existem no mercado, ainda quero testar outras e na medida em que isso for acontecendo vou editando o post.


Pampers Total Confort (pacote verde)
– É sem dúvida uma das melhores. Quando a gente olha para ela tão fininha, tão delicadinha, não imagina o poder de absorção! Fácil de abrir e fechar por causa das fitas de velcro, macia, uma verdadeira guerreira.
Só não digo que é nota 10 porque a lateral é numa espécie de tecido que pode deixar vermelinha a pele do bebê se ele for mais gordinho (como a Alice).
Funciona bem em todos os tamanhos e segura bem todos os tipos de cocô.

Pampers Supersec (pacote vermelho) – Boa fralda mas não é como a Total Confort. Absorve bem, é fininha, ajusta bem. Eu notei que se demoramos muito a trocar quando está inchada de xixi ela começa a soltar uns gominhos do floc gel (mas veja bem, só quando demoramos para trocar – descobri isso num dia que saímos e a Alice pegou no sono na volta e eu esperei ela acordar para mudar a fralda). Mas no geral é uma ótima fralda no quesito custo x benefício.
Funciona bem em todos os tamanhos.

Obs: uma coisa que notei com a Pampers é que em comparação com outras marcas ela é um pouco menor (já tinham me falado isso antes), de modo que se você tem pacotes de várias marcas para usar comece sempre por ela.

Mônica Soft Touch – Para mim é uma das melhores fraldas, se não for a melhor. Pena que não é mais fininha... mas nada que comprometa o resultado final. A cintura elástica é muito legal para o fator ajuste, o material é ótimo – super confortável, ela absorve muito, mas muito mesmo, e as fitas também são de velcro, práticas para abrir e fechar.
Uso muito como fralda noturna e até hoje nunca vazou.
Funciona super bem em todos os tamanhos.

Mônica Tripla Proteção – Se eu fosse eleger uma fralda como a melhor no fator custo x benefício x qualidade, sem dúvida seria essa. Apesar da cobertura não ser tipo tecido e sim de plástico, a fralda é ótima. Segura tudo que se possa imaginar (hehehe). Foi a fralda que eu mais usei enquanto a Alice usava tamanho P. É outra fralda que dá para chamar de guerreira, sem dúvida!
O único senão é nas fitas para fechar que são tipo adesivo. Se os seus dedos estiverem com uma coisinha de nada da pomada para assaduras as fitas não aderem mais (descobri isso depois de estragar algumas, ai ai). No uso noturno, aqui em casa vazou algumas vezes. O que resolveu foi usar um número maior para dormir quando fosse o caso.
Funciona bem em todos os tamanhos.

Mônica Conforto Noturno – Usei a primeira vez por sugestão de uma amiga e gostei muito. Absorve bem e o material é macio. Mas ela é fabricada somente a partir do tamanho M. Quando comecei a usar na Alice a fralda ainda ficava meio grande, precisava juntar bem as fitas adesivas na frente e mesmo assim ás vezes vazava pelo lado da perninha. Depois que o bebê cresce um pouco isso não acontece mais.
Até hoje usei a M e a G, ambas funcionaram bem.

Johnsons Baby Básica (pacote laranja) - Absorção mediana, material idem, ela possui cobertura plástica e fitas adesivas comuns. Se deixar inchar demais o floc gel do interior da fralda se agrupa em gomos. Dá para usar em casa numa boa (eu faço isso) mas não aconselho para uso noturno.
Esse é um caso de fralda que não indico para bebês muito pequenos, que ainda fazem aquele cocô meio molengão e líquido porque ela não segura muito.
As poucas tamanho P que usei não deram nada certo (vazavam demais!!!), a coisa foi se encaminhar quando passei para M. Agora que a Alice está no tamanho G uso essa fralda sem problemas, mas fico sempre cuidando, quando vejo que ela fez xixí já troco.

Johnsons Baby Ultra Seca (pacote azul) - Essa fralda foi uma boa surpresa. Usei por acaso porque ganhei um pacote de cada tamanho. Ela não é nada parecida com a do pacote laranja. O material é macio, tipo tecido e a absorção é ótima, uma pena que as fitas adesivas sejam comuns, mas não compromete o uso. Rende bastante e dá para usar durante a noite.
Funciona bem no tamanho P, M e G

Pom-pom Protek Baby (pacote amarelo) – Vou ficar devendo um comentário mais elaborado porque só usei uma fralda dessas, no tamanho M. Foi em uma sessão do Cinematerna (é a marca disponível para uso) e achei a fralda muito boa. Absorve bem, cobertura tipo tecido, fitas adesivas comuns. Comprei um pacote tamanho G para experimentar. Assim que a Alice testar eu conto como foi.

Pom-pom Noturna (pacote roxo) - Comprei por acaso porque estava em oferta no Carrefour e adorei! A falda tem uma absorção muito, mas muito boa, o material é tipo tecido e as fitas adesivas são comuns. Essa não vazou nenhuma vez e olha que em muitas manhãs quando eu trocava a Alice a fralda estava bem pesada de xixi.

Cremer Disney Baby – Material simples, cobertura plástica, absorção mediana, fita adesiva simples - editado - o fabricante incluiu a fita adesiva do tipo abre & fecha. Cheirinho delicioso (quando está limpa, é claro, hohoho – piada sem graça). Mais uma fralda boa no quesito custo x benefício, é uma das mais baratas. Ela lembra muito a Johnson Baby Básica (só que agora, depois da fita adesiva abre & fecha, a Cremer ficou superior, na minha opinião).
Assim como a Johnsosn Básica, funciona melhor a partir do tamanho M, ou quando o cocô já não está tão líquido.

Looney Tunes – Material bem simples, cobertura plástica, fita adesiva simples. Usei bastante essa fralda porque ganhei de presente. Ela tem absorção mediana e é uma boa quebra galho mas...tem o mesmo problema do floc gel formar grumos quando ela está muito inchada de xixi. Recomendo para uso em casa.

Looney Tunes Noturna - Ao contrário da modelo básico, achei essa fralda surpreendentemente muito boa. Material tipo tecido, alta absorção, fita adesiva simples. A fralda é bem grande para os lados, o tamanho M é bem grande. Achei que segura mais que a Mônica Conforto Noturno, por exemplo.

York – Ganhei um pacote dessas tamanho P. Tentei usar umas quatro vezes e vazou em TODAS. Aí doei, simplesmente não dava. Vazava muito, a fralda é grossa, fita adesiva simples e cobertura plástica. Não segurava nada de cocô, um horror.
Confesso que não quis tentar os tamanhos M e G, mas se eu ganhar um pacote juro que experimento.

Sapeca – Comprei um pacote tamanho P porque achei a embalagem muito fofa e fiquei muito curiosa com o tal “indicador de troca” (uma linha que em tese muda de cor quando a fralda está no limite e precisa ser trocada). Material plástico por fora, fita adesiva simples e absorção péssima. Não vi o indicador de troca funcionar e a fralda vazou até com um mísero xixi de recém nascido.
Ainda bem que eu tinha comprado um pacote pequeno que nem chegou a ser usado todo.

Huggies Jeans – Alem de linda e muito charmosa, essa fraldinha que parece feita de jeans é ótima! Absorção muito, mas muito boa. Ela tem material tipo tecido, fitas adesivas de velcro, elástico na cintura para melhor ajuste. Não é barata mas é realmente muito boa, e linda.
Usei no tamanho M e adorei, ainda vou experimentar o G, mas acho que deve funcionar também.

Personal – Comprei um pacote ontem, assim que usar conto como foi.

Panvel – Adoro a linha Panvel Baby. Gosto muito dos lenços umedecidos, do sabonete líquido e até do creme para assaduras. Mas as fraldas...não gostei nada. Vazaram em muitas das vezes que usei de maneira que não recomendo.

Genéricas do pacotão 100 por R$ 20,00 – Sem comentários....comprei um pacote assim e usei umas quatro fraldas, TODAS vazaram. Tipo da economia burra.



* imagem: banco de imagens do Google.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse post, Roberta, PERFEITO!!! Morria de curiosidade para saber o desempenho das fraldas, mas confesso que tinha medo de comprar algumas e vazarem. Com o teu post perdi o medo!!!! kkkkkkkkk

Beijão!

Beta disse...

Ai que bom que te ajudou!!! Pois é, tem que ir tentando, hehehe.
Vou continuar postando conforme for experimentando outras marcas!
Bjo

Erika disse...

OIE...

AMEI ESTE POST....TENHO BBS GEMEOS DE OITO MESES E ENTENDO PERFEITAMENTE O VALOR DE UMA FRALDA BOA RSRS...DESCOBRI Q NA MINHA CIDADE TEM UMA FABRICA DA CREMER...E APÓS LER SUAS OPNIÕES VOU M AVENTURAR A COMPRAR ALGUNS PACOTES DELA....ABRAÇOS....