Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A infância, a Lady Gaga e as coisas fora de contexto...



Esses dias recebi por mail um vídeo que me fez pensar. Acabei lendo sobre o assunto em alguns blogs (desculpem, não lembro ao certo em quantos porque acompanho muitos mesmo...). E fora as notícias em algumas publicações que deram um espaço desnecessário ao fato (na minha opinião).
O vídeo em questão é uma das apresentações da criança que ficou nacionalmente conhecida como "Lady Gaga Mirim" ou "Mini Lady Gaga".  Não queria nem postar o atalho para o link aqui no blog, mas achei necessário para contextualizar melhor o que vou dizer.
Não sei se de repente eu sou uma pessoa completamente exagerada ou se realmente isso é o tipo de coisa comlpetamente inadequada para uma criança de oito anos.

Sim!  Eu disse oito anos.

 Não sei vocês, mas eu quando tinha oito anos costumava brincar, colecionava bonequinhas e papel, amava ler gibis e livrinhos infantis (vivia enfiada na biblioteca da escola), ir na pracinha andar de balanço, ir ao cinema (era um acontecimento!), brincar com a minha gata...enfim, VIVER COMO UMA CRIANÇA.

Ah...a televisão. Sim, assistia televisão também, quem não assistiu? Adorava desenhos, Sítio do Pica Pau Amarelo (aquela música é a trilha da minha infância, amo a Emília). Tinha um programa chamado Pandorga (se eu não me engano) que eu amava de paixão. E tantos outros que agora não estou lembrando.

Mas isso é beeem diferente de dublar uma cantora personalidade famosa, e o escambau conhecida mais pela vulgaridade excêntrica (ou seria excêntrica vulgaridade?) do que pela, digamos assim...qualidade musical e contribuição significativa para a musicalidade mundial. E o mais impressionante chocante foi constatar que a mãe dessa menina acha isso lindo, sente a maior emoção e orgulho ao ver a cria ali, rebolando em rede nacional usando um figurino de gosto duvidoso. E quer saber mais? Para mim isso é erotização infantil, uma  coisa abominável (se por acaso tá achando exagero, eu pergunto: já viu as coreografias da tal Lady Gaga? Ok para adultos, mas veja bem...adultos, né?)

Nada contra quem gosta desse estilo de música (ou seja lá o que for) mas fico estarrecida ao ver esse tipo de coisa sendo avidamente consumida por crianças, especialmente com a conivência/apoio dos pais.

Até receber esse vídeo (e me dei ao trabalho de catar mais um no youtube) eu nunca tinha ouvido falar no assunto. Não assisto televisão, aqui em casa ainda não assinamos tv a cabo e (ainda bem) o sinal da tv aberta é muito ruim...de modo que a minha janela para o mundo é o computador. E eu jamais iria atrás desse tipo de conteúdo, só mesmo para escrever esse post...

Novamente questiono se não serei eu apenas uma pessoa naturalmente exagerada e cuidadosa e que depois de mergulhar fundo no mundo da maternidade ficou ainda  pior...mais exagerada, mais cuidadosa.

Para mim criança  é criança e principalmente: criança tem que ser criança. Para que apressar fases? O tempo passa de qualquer maneira (e muitas vezes rápido demais).

Agora me diz, tem coisa mais gostosa que a despreocupação pueril da infância? Tem coisa melhor que correr, brincar, brincar e brincar, curtir o máximo que der a inocência da vida? 

É claro que não sou desprovida de senso de realidade, sei que a grande maioria das crianças de sete, oito anos, dá um baile e duas voltas em nós, adultos de hoje. Sei também que essas mesmas crianças, se acaso receberem os estímulos corretos, serão seres anos luz à nossa frente.

Mas Lady Gaga mirim já fica bem fora de contexto, né?

E o pior é estar numa festa de aniversário infantil e ver a mãe de uma menininha falar cheia de entusiasmo: "Vai lá filha, imita aquela cantora...mostra como a guriazinha fez na tv..."

E aí? Digo o quê?

E vocês, o que acham? Estou exagerando?




imagem: banco de imagens do google.

5 comentários:

Mamãe Fê disse...

Está de razão até os 'gurgumilos' como diria minha avó. Fico pasma com as crianças adultas que estão fazendo por aí... Um absurdo! Todo mundo sabe que a melhor fase da vida é a infância, todos desejam voltar à ela... e tem pai e mãe por aí 'espichando' seus pequenos na marra!
CRIANÇA TEM QUE SER CRIANÇA!
Aliás... quais músicas novas para crianças nós temos?
Sábado num aniversário de 1 aninho escutei tudo de Balão Mágico, Trêm da Alegria e Xuxa... como tocava nas minhas festinhas... a vinte e tantos anos...
:-/
Bjos!

Gabriela Prado disse...

Nossa, sabe que ontem mesmo eu falava sobre isso com meu marido.

Recebi o esse Link exótico da menina "dançarina" e fiquei de queixo caído!!!

Primeiro pensei: Meu Deus, Seu Silvio está mesmo gaga, mas além de gaga está virando um pedófilo de carteirinha!!! Pq tb teve aquele caso da menininha que ele assustava. Ele deve ficar mega excitado com isso, pq não tem outra explicação para algo tão abominável.

Segundo: A menina, apesar de estar tão medonha quanto a verdadeira Gaga, traz lágrimas aos olhos da mãe!!!! Como assim meu jesus????

Terceiro: A menina é até bastante infatil (Graças a Deus!! ) e dança como uma criança desingonçada, mas a questão é que ela pensa que está abafando!!! Ela "tenta" brincar de ser sensual ( e isso acho até que rola mesmo na sociedade atual-não que eu queira minha filha assim), mas a questão é que me parece que olham para ela como uma adulta sensual trabalhando!! E isso é uma baita distorção!!!!!

Uma menina pode brincar de ser mulher, mas não deve ser encorahada a acreditar que é uma!!!

Achei essa história terrível, me lembrou do tempo negro do Axé, onde bbs dançavam a dança da bundinha!!

O terrível é que a galera consome isso!!!

BJsssss

Beta disse...

Pois é gurias...fico pensando muito nisso ás vezes. Complicado mesmo. Em tempos de rebolation fica cada vez mais difícil tentar preservar a infância dos nossos filhotes.
Mas eu sigo na minha ideologia!
Viva a resistência inteligente!!!
Hehehe.
Bjão para vcs.

Pri disse...

ai, medo dessa piá!

Magali disse...

Gente, o que é iiiiissoo!!!

Eu também não tinha conhecimento disso, Roberta! Estou horrorizada! Eu adoro as músicas da Gaga, mas tenho 27 anos! Quando eu tinha 8 eu também amava Pandorga (tão provincianinho!! kkkk), Glu Glub, essas coisas! Escutava Trem da Alegria, brincava de boneca, de ler gibis. E o que mais me aproximava do mundo adulto era o sonho de ser paleontóloga (lembra do boom do Jurassic Park?) rsrsrs.

Espero oferecer para a Alice todas as condições para que ela possa ser CRIANÇA, mesmo que eu tenha que ser "chata" e "má" e limitar (proibir nunca) o acesso dela a algumas coisas.

Beijão!