Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

E a fada dos dentes era inocente, afinal...

Descobrimos a causa da febre da Alice, que durou exatamente três dias e desapareceu como num passe de mágica no quarto dia. No quinto dia ela amanheceu com lesões avermelhadas no tronco, pescoço, testa e na linha da fralda (cintura). Não era catapora, inicialmente pensamos ser brotoejas do calor mas brotoeja é uma coisa que eu conheço bem (sofri muito com elas na infância) e não tinha cara de ser isso. 
Juro que a palavra 'roséola' veio na minha mente, sei lá porquê, talvez por tudo que eu li e reli quando a Alice nasceu essa informação tenha ficado arquivada em algum lugar na memória. 
 O fato é que ela não parecia incomodada com as tais manchinhas então resolvi observar, sem pânico. Isso foi no sábado. 
 Domingo ela acorda bem, mas as manchas pareciam ter aumentado, liguei para a nossa super drª Isabel e pela descrição ela confirmou que era mesmo o tal do exantema súbito, também conhecido como roséola
 Disse também que as lesões sumiriam expontaneamente em no máximo quatro dias e não havia nada que se pudesse fazer a não ser deixar a pele bem arejada. Dei banho morno com sabonete de glicerina e passei um talquinho... 
 Na segunda-feira a Alice amanheceu sem nenhuma mancha, como se nada tivesse acontecido, exatamente como nas descrições da evolução dessa doença.  Foi assim: febre por três dias e depois que ela sumiu as manchas apareceram; ficaram quase três dias e sumiram também. Não por acaso essa doença também é chamada pelos mais antigos de "Febre dos três dias".
 Claro que não pude deixar de pensar onde teria sido o contágio, mas enfim...trata-se de uma doença infantil muito comum, de evolução benigna e autolimitada (tem cura espontânea e não deixa sequelas, ufa!). 






Então, fica aqui o meu sincero pedido de desculpas para a Fada dos Dentes. Foi mal aí ô dona fada! Mas fica esperta, ok? Estou sempre de olho... hehehe.







*imagens: Getty Images Brasil

8 comentários:

Kah disse...

Olha, a Fada já deve estar acostumada com isso! hahahaha
Nunca tinha ouvido falar dessa doença, vivendo e aprendendo!
Ia dizer melhoras, mas já melhorou, então... hahahah
Beijão!

Mariana disse...

meu filho tb ja teve isso, conheço montes de crianças que tiveram, é mais um tipo de virose e passa.
beijos e que bom qu etá tudo bem.
mariana do diario da mariana

Natalia disse...

Ufa!!!
Mas é sempre bom, sim, ficar de olho na fada do dente...

Beijos!

Natalia

(ah, te linkei, tudo bem?)

Mamma Mini disse...

acho que o melhor desfecho para as doencinhas deles é saber do que se tratou, aí a gente fica mais aliviada, meu filho teve uma vez mononucleose, é parecido em algumas coisas... mas hoje em dia tem tanto vírus né? tudo é virose...acho um saco! rs rs
bjs que bom que tá tudo melhor e passou!

Lua Ugalde disse...

Olha, nunca tinha escutado sobre esta doença! Muito bom saber, pois se Heitor aparece com isso ficaria muito assustada, pensando que poderia ser algo grave!
Não se preocupe com a fada dos dentes! ela vive levando a culpa por tudo!!

Daniele disse...

o Gugui ja'teve roséola, e a tal da febre dos 3 dias...

como estão as coisas... anda sumida afinal?

beijocas

Andrea disse...

Beta, ontem me lembrei do método da translactação, já pedi pro marido providenciar a sondinha e amanhã mesmo começo a testar.
Obrigada pela dica viu, não vou desistir de amamentar exclusivamente minha bichinha!

beijo

Andrea Nunes disse...

Beta, eu lembro que conheci teu blog justamente quando tu falava sobre translactação. E é esta minha próxima aventura no mundo da amamentação. Mas nessa eca de cidade não achei a sonda n. 4, só uma 8 que é muito grande e não funciona. Hoje marido foi a Poa e já comprou a n. 4, começo hoje a noite e com muita esperança de dar certo.

beijo e obrigada viu!